Projeto de Casa na Árvore

Toda criança, sonha em ter uma casa na árvore, porém, trata-se de um projeto que necessita de uma execução muito precisa, pois, qualquer erro, pode até mesmo causar acidentes, já que se trata de um local alto.

Ao contrário do que muitos pensam, uma casa na árvore precisa ser pensada e executada por profissionais, isso para que tudo saia em perfeito estado e com o máximo de segurança. Com o avanço da tecnologia, há equipamentos no mercado extremamente ágeis, fazendo com que o projeto seja executado com grande qualidade.

Um projeto de casa na árvore, é usado por crianças sendo ela, um mundo mágico, podendo ser um esconderijo e um espaço capaz de proporcionar muita diversão, e muitas vezes, até mesmo para adultos que deseja um pouco de tranquilidade em um local silencioso. Para construir um projeto de casa na árvore é preciso um grande planejamento e uma execução extremamente cuidadosa.

Quando há a dedicação ao que se refere a uma casa na árvore, o projeto final irá valer muito a pena. É necessário que o projeto seja executado com muita atenção e cuidado para que seja possível durar por muitos anos.

Entenda como funciona um projeto de casa na árvore

Para realizar um projeto de casa de árvore, é preciso que alguns passos possam ser realizados com qualidade para que o resultado final seja até mesmo além do esperado. Primeiramente, é necessário escolher a árvore certa para a construção do projeto, pois, precisa estar em perfeito estado, visto que se trata da base da casa, fornecendo o apoio necessário para a construção.

Isso é essencial para que haja o apoio necessário para a construção evitando todo e qualquer tipo de acidente para as pessoas que irão entrar na cada. É necessário que a árvore esteja saudável e seja forte. Entre as árvores mais indicadas para a realização do projeto estão:

  • Carvalho;
  • Boldo;
  • Pinheiro;
  • Macieira.

Antes de iniciar o projeto, profissionais contam com a ajuda de um arborista para analisar inspecionar como está o estado da árvore, sendo essa, uma medida extremamente prudente e o profissional irá observar aspectos como o tronco e os galhos presentes na árvore, identificando se estão resistentes. Além disso, as raízes precisam estar profundas e bem estabelecidas além de observar que não há nenhum tipo de doença ou parasitas que possam causar o enfraquecimento da árvore.

O que deve ser observado antes de iniciar o projeto de casa na árvore?

Antes de mais nada, para dar início ao projeto de casa na árvore, é necessário primeiramente a busca por entender mais sobre legislação, pois, se trata de algo extremamente relevante para a realização do projeto, como por exemplo, entender as restrições presentes em tudo o que se relaciona a altura.

Talvez, dependendo do local, é necessário que haja uma licença para que a árvore possa ser construída seguindo todas as normas, já que árvores protegidas, podem estar sujeitas a restrições quando o projeto de construção dela passa a ser executado.

Antes de iniciar o projeto de casa na árvore é preciso, primeiramente, falar com os vizinhos sobre os planos para a construção por educação e para que não haja incômodos no que se refere a barulhos ou quando a casa vizinha irá ter a vista de dentro da propriedade onde a árvore será construída.

Realizando esse passo simples, é possível evitar uma série de queixas e até mesmo processos futuros, pois, mesmo que os vizinhos não sejam contra, ficaram felizes em saber que sua opinião será levada em consideração antes da construção da árvore.

Projeto de casa na árvore: Elaboração da planta

Após a escolha da árvore, lembrando que ela precisa estar totalmente saudável, é necessário iniciar o projeto para saber ao certo qual casa poderá ser construída no local. O projeto depende exclusivamente do tipo de árvore que será construída no local. No que se refere às medidas, é preciso que a cada tenha um padrão de 1m² e para isso, é fundamental buscar por uma árvore que tenha o tronco com pelo menos 30 cm de diâmetro.

Para que o diâmetro da árvore sendo calculado, é preciso primeiramente seguir a circunferência fazendo com que seja enrolada com uma fita métrica ao seu redor onde você deseja colocar a casa. Isso, deve ser dividido em número por 3,14 para que haja o diâmetro perfeito.

O modelo do projeto de casa na árvore precisa ser pensado antes de iniciar a construção. A escolha, depende, exclusivamente dos gostos dos seus solicitantes. É primordial que todas as medidas possam ser tiradas para que a cada realmente possa se encaixar na árvore que for escolhida.

Profissionais podem até mesmo realizar maquetes em papelão para que as áreas com possíveis problemas possam ser devidamente identificadas. Quando o projeto é elaborado, é preciso levar em consideração o crescimento da árvore. Desse modo, é primordial deixar um grande espaço ao redor do tronco para que ele possa crescer. Procure levantar qual a taxa de crescimento da espécie de árvore escolhida.

É preciso ainda que o modelo de apoio escolhido seja extremamente resistente, visto que árvores balançam com o vento. Partindo desse pressuposto, é essencial que as vigas ou suportes deslizantes sejam aplicados na árvore assim como na casa para que não haja a possibilidade de danos ocasionados por ventos. Profissionais, costumam utilizar três métodos de apoio, sendo eles:

Parafusos: modo tradicional para que a casa na árvore possa se apoiar parafusando as vigas de apoio e até mesmo o piso de maneira direta na árvore. Esse também é um método que pode causar danos para a árvore, porém, os impactos podem ser minimizados com a utilização de materiais corretos.

Suspensão: trata-se de um modo em que a casa é suspensa por meio dos galhos mais fortes e altos, usando cabos, além de correntes e até mesmo cordas. Não pode ser utilizado em qualquer modelo pois, algumas casas não são capazes de suportar tantos pesos.

Projeto de casa na árvore: como será acessada?

Por se tratar de um local alto, é preciso pensar em uma forma segura e confortável para que o projeto de casa na árvore possa ser acessado. Por isso, é essencial entender como as pessoas irão entrar na casa. É necessário que seja um método seguro e resistente. Pensando nisso, aquela escada tradicional pode ser eliminada, pois, não é mais necessário aquele acesso em que tábuas são presas no tronco da árvore. Os métodos podem ser mais seguros.

Atualmente, uma escada padrão vem sendo utilizada com grande frequência para que seja possível subir na casa com total segurança. As escadas que são produzidas para beliches também são essenciais e servem perfeitamente para acessar o projeto de casa na árvore. Obter uma escada feita com corda também é uma perfeita opção, utilizando tábuas curtas e cordas que ficam penduradas por meio do piso da casa.

Uma escadaria vem sendo escolhida com frequência, isso, por se tratar do método mais seguro para quem está buscando por uma casa na árvore. Com essa escolha, é preciso também realizar a produção de um corrimão para garantir ainda mais segurança para o local.

O que fazer com os galhos?

Para realizar um projeto de casa na árvore é preciso lembrar que, em alguns momentos, os galhos presentes na árvore, poderá interferir em determinados pontos da construção. É preciso pensar como a construção será realizada ao redor desses galhos e ainda como eles podem ser incorporados no projeto de casa na árvore. Todos esses pontos, precisam ser pensados de maneira qualificada, evitando todo e qualquer tipo de prejuízo posterior.

Para que haja um projeto de qualidade, é extremamente importante, contar com a ajuda de profissionais especializados e aptos a desenvolver um serviço completo, priorizando sempre as necessidades de cada um dos solicitantes do serviço. Por isso, conte com empresas como a Ferja Arquitetura. Entre agora mesmo em contato e obtenha mais informações!

Orçamento Rápido!

X

Fale conosco no whatsapp